TEMA: O MUNDO RESSURGIU DA ESCURIDÃO
OBJETIVOS: Perceber que Cristo ressuscitado é a nossa
salvação confirmada;
Tomar conhecimento que Jesus ressuscitado dos mortos é o
fundamento da nossa fé, a consumação da liturgia da igreja.
AMBIENTAR: Prepare um ambiente com altar, coloque toalhas brancas, velas, dê
preferência às flores naturais, não dispense a cruz coloque primeiro coberta e
depois demonstre Jesus ressuscitado e use - a também no MOTIVAR!
ACOLHER: É tempo
de nos alegrarmos, por isso acolha – os em Cristo com estrema alegria
ANIMAR: O Senhor ressurgiu aleluia, aleluia! É o Cordeiro
Pascal, aleluia, aleluia! Imolado por nós, aleluia, aleluia! É o Cristo, o
Senhor, ele vive e venceu aleluia!
CELABRAR A FÉ E A VIDA: Prece
a Cristo Ressuscitado
Jesus Cristo Ressuscitado,
que rompes as cadeias da morte e
estás acima das categorias de tempo e espaço,
ensina-nos que morrer não é o fim,
mas passagem para a vida eterna.
Aumenta nossa fé, fortalece nossa esperança
e incentiva-nos à prática da caridade.
e incentiva-nos à prática da caridade.
Tu, que aos apóstolos reunidos no cenáculo ofereces
o dom da paz, vem visitar nossos lares, afasta de nós
todo tipo de vícios, falta de respeito e violência,
e ajuda-nos a manter um clima
de compreensão e diálogo renovador.
Abençoa, Senhor Jesus, as famílias do mundo inteiro.
Cuida de nossas crianças e jovens, move os governantes
Cuida de nossas crianças e jovens, move os governantes
a defender os interesses do povo, criando mais emprego
e melhores condições de saúde e segurança.
Que todos nós, seguidores de Jesus Ressuscitado,
possamos unir nossas forças e inteligência
para a construção de uma sociedade fraterna,
em que todos vivam como irmãos e amigos.
Acolhe nossa prece, ó Cristo Ressuscitado,
tu que vives com o Pai na unidade do Espírito Santo.
Amém.
Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp
catequesefloripa.org.br/prece-a-cristo-ressuscitado/
MOTIVAR: A
Cruz Material: cruz, vela grande, toalha ou TNT
na cor vermelha, aparelho de som, CD com músicas suaves, gravuras diversas
sobre situações em que a vida está ameaçada, tiras de TNT branco.
1- Preparar o ambiente fazendo um semicírculo com cadeiras
colocando gravuras em seus assentos.
2- Colocar uma mesa na frente, cobri-la com a
toalha vermelha. Em cima dela vai o crucifixo e a vela grande acesa.
3- Deixar tocar baixinho um CD com músicas suaves.
4- Convidar os catequizandos para entrar em
silêncio, pegar a gravura na cadeira e sentar.
5- Olhar atentamente a gravura para perceber
a realidade que ela trás.
6- Convidar para que
espontaneamente, mostrem a figura e digam do que se trata, apontando a
existência destas situações dentro da comunidade.
7- Depois que todos falarem,
dividi-los em quatro grupos. O grupo vai descobrir qual seria a atitude de
Jesus diante destas situações e apresentá-las ao grande grupo. Ao apresentar,
colocar as figuras diante da cruz, na mesa.
8- Ler João 3, 13-17e
responder as seguintes questões:
-Que sentimentos Deus tem por nós?
-A Quem Deus oferece para que todos tenham muita vida? O que você
conhece dele?
-Jesus se oferece ao Pai em nome da humanidade. Como isto acontece?
9- Pegar a cruz e pedir que
cada catequizando a segure, falando que sentimento tem em sua vida olhando para
Jesus que se doa totalmente. Ex.: Sentimento de gratidão, pois pela cruz, seu
amor nos abraça.
10- Entregar uma tira de TNT
branco, e pedir que escrevam um agradecimento a Jesus. E esta tira, será
colocada na cruz.
11- Convidar a todos para
ficarem de pé ao redor da mesa. Introduzi-los na oração:
-Pedir para ficarem em silêncio se preparando para a oração.
-Fazer o sinal da cruz devagar.
-Cada um reza o agradecimento que fez e todos repetem a oração:
Obrigado, Senhor, que por amor morrestes e ressuscitastes, trazendo-nos a
salvação.
-Encerrar a oração com um canto apropriado.
12- Propor para que pratiquem
durante a semana uma atitude de Jesus mencionada no encontro.
COLOCAR O TEMA: Qual a maior demonstração de amor Jesus nos deu?
Como melhor celebrar o Cristo ressuscitado?
Qual a manifestação devemos
compartilhar diante da grandeza de Deus?
Como Jesus se faz igreja viva em nós?
ILUSTRAR: O PINTASSILGO E AS RÃS (Rubem Alves)
Num lugar muito longe daqui, havia um poço fundo, abandonado e
escuro que alguém cavara, muitos e muitos anos atrás, não se sabe bem para quê.
Lá dentro se alojou um bando de rãs. As primeiras a entrar pensaram que aquele
lugar era um local bom de se viver, protegido, úmido, gostoso. De um pulo
caíram lá dentro. Só que não perceberam que pular no buraco é fácil. O difícil
é pular para fora dele. O poço era fundo demais e elas nunca mais puderam sair.
Ficaram vivendo lá dentro. Casaram-se; tiveram filhos, multiplicaram-se. As
mais velhas ainda se lembravam da beleza do mundo de fora e morriam de
saudades. Contavam estórias para seus filhos e netos.
- Quando eu era jovem, e ainda não tinha caído neste buraco.. Era
assim que sempre começavam. A princípio, a meninada parava para ouvir e
gostava. “Estórias da carochinha”, eles diziam. O fato é que nunca haviam estado
do lado de fora, e pensavam que as tais estórias não passavam de invenções de
seus avós já caducos. O tempo passou, os velhos morreram, e até mesmo as
estórias foram esquecidas. As novas gerações foram educadas segundo novos
princípios pedagógicos, currículos adequados à realidade, o que importa é
passar no vestibular, e acabaram por acreditar que o seu buraco era tudo o que
existe no universo. Isto era científico, resultado da rigorosa análise material
do seu mundo. O real era um cilindro oco e profundo, onde a água, a terra e o
ar se combinavam para formar tudo o que existia. As rãzinhas aprendiam que o
seu era o melhor dos mundos e, na escola, aprendiam a recitar “Rãzinha, não
verás buraco algum como este
Ama, com orgulho o buraco em que nascestes...”
A vida, lá dentro, era como a vida em todo lugar. Havia as rãs
fortes e truculentas. Elas mandavam nas outras que eram fracas e tinham de
obedecer e trabalhar dobrado. Os insetos mais gostosos iam sempre para as mais
fortes. As rãs oprimidas achavam, com toda a razão, que isto era uma injustiça.
E, por isso mesmo, preparavam-se para uma grande revolução que poria fim a esse
estado de coisas. Quando a classe dominante fosse derrubada, a vida no fundo do
poço ficaria democrática e os insetos seriam distribuídos com justiça...
Se o buraco não era tão bom quanto cantava a poesia (assim diziam
os ideólogos da revolução), era porque ele estava dominado pelas rãs
fortes...
Aconteceu, entretanto, que um pintassilgo que voava por ali viu a
boca do poço. Ficou curioso e resolveu investigar. Baixou o vôo e entrou nas
profundezas. Qual não foi a sua surpresa ao descobrir as rãs! Mas mais
perplexas ficaram elas ante a presença daquela estranha criatura. A simples
presença do pintassilgo punha em questão todas as teorias sobre o mundo, pois
que dele não havia registro algum em seus arquivos históricos. O pintassilgo morreu
de dó ao ver as pobres rãs, prisioneiras daquele buraco fétido e escuro, sem
nada saber do lindo mundo que havia fora do poço. Como é que elas podiam viver
ali dentro, sem nunca pensar em sair? Claro que para se planejar sair é preciso
acreditar que existe um “lá fora”. Mas as rãs sabiam que um “lá fora” não
existia, pois os limites do seu buraco eram os limites do universo.
O pintassilgo resolveu contar-lhes como era o mundo de fora. E se
pôs a cantar furiosamente. Queria ajudar as pobres rãs... Trinou flores,
campos verdes, riachos cristalinos, lagoas, insetos de todos os tipos, sapos de
outras raças e outros coaxares, bichos os mais variados, o sol, a lua, as
estrelas, as nuvens.
As rãs ficaram em polvorosa e logo se dividiram. Algumas
acreditaram e começaram a imaginar como seria lá fora. Ficaram mais alegres e
até mesmo mais bonitas. Coaxaram canções novas. E começaram a fazer planos para
a fuga do poço. Desinteressaram-se das esperanças políticas antigas.
- Não, não queremos democratizar o fundo do poço. Queremos é sair
dele... Preferimos ser gente simples lá fora, onde tudo é bonito, a ser elite
dominando aqui dentro, onde tudo é escuro e fedido...
As outras fecharam a cara e coaxaram mais grosso ainda. Não
acreditavam...
O pintassilgo resolveu, então, trazer provas do que dizia. Chamou
abelhas, com mel. Convidou borboletas coloridas. Trouxe flores
perfumadas... Mas tudo foi inútil para os que não queriam acreditar.
- Este bicho é um grande enganador, eles diziam. Sabemos que estas
coisas não existem. Aprendemos em nossas escolas...
O rei reuniu seus generais e ponderou que as idéias do pintassilgo
eram politicamente perigosas. As rãs estavam perdendo o interesse pelo
trabalho. Produziam menos. Com isto havia menos recursos para as despesas do Estado,
especialmente uma ferrovia que se pretendia construir, ligando um lado do poço
ao outro. Trabalhavam menos, coaxavam mais. Claro que as palavras do
pintassilgo só podiam ser mentiras deslavadas, intrigas de oposição...
Os revolucionários, igualmente, puseram o pintassilgo de
quarentena, pois o seu canto enfraquecia politicamente as rãs dominadas, que
agora estavam mais interessadas em sair que em revolucionar o poço.
As rãs intelectuais, por sua vez, se puseram a fazer a análise
filosófica, ideológica e psicanalítica da fala do pintassilgo. O seu relatório
foi longo. Nele concluíram que:
-de um ponto de vista filosófico, faltava rigor ao discurso do
pássaro, pois ele mais se aproximava da poesia que da ciência;
-de um ponto de vista ideológico, tratava-se de um discurso
alienado, no qual não se fazia nem mesmo uma análise crítica das condições
objetivas da sociedade ranal;
-de um ponto de vista psicanalítico, era óbvio que o pintassilgo
sofria de perigosas alucinações que, dado o seu conteúdo, poderiam se
transformar num fenômeno de massas.
Observaram, finalmente, que dadas as evidências, o pintassilgo se
constituía num grave perigo tanto para a cultura como para as instituições do
mundo das rãs. E com isto pediam das pessoas de boa vontade e responsabilidade
as providências devidas para erradicar o mal.
O manifesto das rãs foi acolhido unanimemente tanto pelos líderes
da direita como pelos líderes da esquerda pois, para além de suas discordâncias
conjunturais, estava seu compromisso comum com o bem-estar e a tranquilidade da
família ranal.
Por ocasião da próxima visita do pintassilgo, ele foi preso,
acusado de enganador do povo, morto, empalhado e exposto no Museu de História.
Quanto às rãs, foram para sempre proibidas de coaxar as canções
que o pintassilgo lhes ensinara.
Um aluninho-rã, que visitava o museu, perguntou à sua professora:
- Que é aquilo, professora?
- É um pintassilgo, ela respondeu.
- E que coisas estranhas são aquelas nas suas costas?, ele perguntou.
- São asas...
- E para que servem?. ele insistiu.
- Para voar...
- E nós voamos?
- Não, respondeu a professora. Nós não voamos. Nós pulamos...
- E não seria melhor voar?
A professora compreendeu então, com um discreto sorriso, que um pintassilgo,
mesmo empalhado, nunca seria esquecido.
(R. Alves. Estórias
de Bichos. São Paulo, Loyola, 1989, pp.28-32
640. «Por que motivo procurais
entre os mortos Aquele que está vivo? Não está aqui, ressuscitou» (Lc 24,
5-6). No quadro dos acontecimentos da Páscoa, o primeiro elemento que se nos
oferece é o sepulcro vazio. Isso não é, em si, uma prova directa. A ausência do
corpo de Cristo do sepulcro poderia explicar-se doutro modo (544). Apesar
disso, o sepulcro vazio constitui, para todos, um sinal essencial. A descoberta
do facto pelos discípulos foi o primeiro passo para o reconhecimento do facto
da ressurreição. Foi, primeiro, o caso das santas mulheres (545), depois o de
Pedro (546). «O discípulo que Jesus amava» (Jo 20, 2) afirma que, ao
entrar no sepulcro vazio e ao descobrir «os lençóis no chão» (Jo 20, 6),
«viu e acreditou» (547); o que supõe que ele terá verificado, pelo estado em
que ficou o sepulcro vazio "', que a ausência do corpo de Jesus não podia
ter sido obra humana e que Jesus não tinha simplesmente regressado a uma vida
terrena, como fora o caso de Lázaro (549).
639. O mistério da ressurreição
de Cristo é um acontecimento real, com manifestações historicamente
verificadas, como atesta o Novo Testamento. Já São Paulo, por volta do ano 56,
pôde escrever aos Coríntios: «Transmiti-vos, em primeiro lugar, o mesmo que
havia recebido: Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e
foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras: a seguir,
apareceu a Pedro, depois aos Doze» (1 Cor 15, 3-4). O Apóstolo fala
aqui da tradição viva da ressurreição, de que tinha tomado
conhecimento após a sua conversão, às portas de Damasco (543).
REFLETIR: Conforme
o Catecismo. “São Paulo, por volta do ano 56, pôde escrever
aos Coríntios: «Transmiti-vos, em primeiro lugar, o mesmo que havia recebido:
Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e foi sepultado e
ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras ...” de fato, Cristo ressurgiu dos mortos, para que nós possamos ser
libertos do pecado que nos afasta de Deus, que nos oprimia, pois Cristo aceitou
o maior dos sacrifícios pelos Seus para que tenhamos vida e vida em abundância.
A Ressurreição é o tempo litúrgico mais forte de
todo o ano. Inicia - se na Vigília Pascal e é celebrado até o dia de
Pentecostes. É a Ressurreição de Cristo, do Senhor, que passou da morte à vida,
em sua existência gloriosa. É a igreja viva que celebra com alegria a vitória
de Cristo, que também é nossa.
Cristo ressuscitado dos mortos é o fundamento da nossa fé, é o nascer da liturgia da igreja, é a vida que
brota da Eucaristia, que é a verdadeira alegria, pois Jesus é o princípio e o
fim de tudo, devemos pois anuncia – Lo aos que ainda não O conhecem de fato.
A denominação da palavra páscoa vem
de passagem. Em Deus, o povo, Seu povo, saiu da escravidão do Egito para a
liberdade, passando pelo mar Vermelho e foram salvos do domínio egípcio e Jesus
celebra Sua páscoa ressurgindo da morte para a vida nova e como afirma em Seu
evangelho: “ “Saí do Pai e vim ao mundo; agora deixo o mundo e volto ao Pai!”
(Jo 16,28).
Esta é uma passagem de entrega total, é um ato de
amor imensurável, o maior testemunho de amor e somos todos chamados a
testemunhar nosso amor ao Pai, pois Jesus nos pede que façamos a vontade de Seu
Pai...
ANIMAR:
Um cântico que fale da ressurreição...
CELEBRAR A FÉ E A VIDA: O louvor do povo liberto (Salmo 136)
Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura
para sempre.
Louvai ao Deus dos deuses; porque a sua misericórdia dura para
sempre.
Louvai ao Senhor dos senhores; porque a sua misericórdia dura para
sempre.
Aquele que só faz maravilhas; porque a sua misericórdia dura para
sempre.
Aquele que por entendimento fez os céus; porque a sua misericórdia
dura para sempre.
Aquele que estendeu a terra sobre as águas; porque a sua
misericórdia dura para sempre
AGIR:
Procure estimular o catequizando a vivenciar a experiência do MOTIVAR em
família...
CONCLUIR: Por
conta do catequista
NONO ENCONTRO
TEMA: A PAZ ESTEJA CONTIGO!
OBJETIVOS: Perceber a necessidade de uma cultura de paz entre os homens;
Cultivar uma cultura de paz entre os povos.
AMBIENTAR: Preparar um ambiente característico ao tema. Que demonstre paz, mas
pode também criar outra situação, a de violência, um espaço com imagens de
agressividade, um caminho alusivo, com pedregulhos...
ACOLHER:
Uma acolhida alegre, dizendo: a paz do Senhor esteja contigo...
ANIMAR: Quero te
dar a paz...
CELEBRAR A FÉ E A VIDA:
“Agora, Senhor, ajudai-nos Vós! Dai-nos Vós a paz, ensinai-nos Vós
a paz, guiai-nos Vós para a paz. Abri os nossos olhos e os nossos corações e
dai-nos a coragem de dizer: “nunca mais a guerra”; com a guerra, tudo fica
destruído!
Infundi em nós a coragem de realizar gestos concretos para
construir a paz.
Senhor, Deus de Abraão e dos Profetas, Deus Amor que nos criastes
e chamais a viver como irmãos, dai-nos a força para sermos cada dia artesãos da
paz; dai-nos a capacidade de olhar com benevolência todos os irmãos que
encontramos no nosso caminho”. ORAÇÃOP DO PAPA FRANCISCO
MOTIVAR: Avião da PAZ –
Os catequizandos fazem a dobradura do avião,
escrevem mensagens de PAZ e em uma área livre (quadra, pátio, praça), com o
catequista, jogam os aviões ao ar livre, depois cada um pega o avião que cair
próximo de si e confere a mensagem e quem a escreveu.
(Lançados ao ar, os aviões irão se misturar e
assim farão a troca de mensagem)
Após cada um pegar a sua mensagem, poderão
finalizar com o abraço da PAZ.
FONTE: Blog:Catequese com Crianças.
COLOCAR O TEMA: Como podemos promover uma cultura de paz em nosso meio?
O que Deus espera de pessoas sabias em relação ao mundo
materialista em que estamos?
O que de fato provoca a violência que tem assolado a sociedade?
Qual o papel da família em relação a esse assunto? Como deve ser
seu comportamento?
O que Jesus quis dizer com: A paz do Senhor esteja com vocês?
ILUSTRAR: As Quatro
velas
Quatro velas estavam queimando calmamente. O ambiente estava tão
silencioso que se podia se imaginar o que diziam:
A primeira disse:
- Eu sou a Paz! Apesar da minha luz, as pessoas não
conseguem me manter, acho que vou apagar. E, diminuindo devagarzinho a sua
chama, apagou totalmente.
A Segunda vela disse:
- Eu me chamo Fé! Infelizmente sou muito supérflua. As
pessoas não querem saber de Deus. Não faz sentido continuar queimando.
Ao terminar de falar, um vento bateu sobre ela levemente e a
apagou.
Baixinho e triste a terceira vela também quis falar:
- Eu sou o Amor! Não tenho mais forças para queimar. As
pessoas me deixam de lado, só conseguem enxergar a si mesmas, esquecem-se até
mesmo daqueles que estão à sua volta e que os amam. E, sem esperar, se apagou.
De repente, entrou uma criança, olhou as três velas apagadas e
falou, espontaneamente:
- O que é isso? Vocês devem ficar acesas e queimar até o fim!
Foi daí que a quarta vela, que havia permanecido acesa, sem nada
dizer, falou:
- Não tenha medo, criança. Nem se preocupe. Enquanto a minha chama
estiver acesa, podemos acender as outras velas.
A criança, então, apanhou a vela da Esperança e acendeu
novamente as velas da Paz, da Fé e do Amor.
LIÇÃO DE VIDA:
O começo de tudo é acreditar.
Por isso, jamais deixe a chama da Esperança se apagar!!!
CATECISMO: §2304 O
respeito e o desenvolvimento da vida humana exigem a paz. A paz não é somente
ausência de guerra e não se limita a garantir o equilíbrio das forças adversas.
A paz não pode ser obtida na terra sem a salvaguarda dos bens das pessoas, sem
a livre comunicação entre os seres humanos, o respeito pela dignidade das
pessoas e dos povos, a prática assídua da fraternidade. E a "tranqüilidade
da ordem", "obra da justiça" (Is 32,17) e efeito da caridade.
P.27.1 Ameaças à paz
§1938 Existem também desigualdades iníquas que atingem milhões de
homens e mulheres e se acham em contradição aberta com o Evangelho:
A igual dignidade das pessoas postula que se chegue a condições de
vida mais justas e mais humanas. Pois as excessivas desigualdades econômicas e
sociais entre os membros e povos da única família humana provocam escândalo e
são contrárias à justiça social, à eqüidade, à dignidade da pessoa humana e à
paz social e internacional.
REFLETIR: Atentemos
– nos para as palavras do evangelho de João, quando Jesus diz que viveremos em
um mundo de tribulações, porém Nele, encontraremos a paz, da mesma forma quando
Ele fala aos Seus discípulos “ chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes:
Paz seja convosco” e assoprou lhes o Espírito Santo e os exultou a perdoarem os
pecados. Conosco Jesus não faz diferente, pede que perdoemos o nosso irmão, que
levemos a paz, semeemos a concórdia, o respeito à dignidade, a pratica da
fraternidade conforme nos relata o Catecismo da Igreja.
Para cultivar a paz é preciso mais igualdade entre os homens, mais
justiça social, respeito aos direitos humanos, e acima de tudo viver a
experiência da vida em Cristo, irmanados na mesma fé, no mesmo Deus.
É no seio da família que está o primeiro caminho para uma vivência
feliz, baseada numa relação de respeito, diálogo e compreensão. Para tanto, é
preciso que as bases dessa célula máter sejam firmes, construídas no alicerce
do amor, pois quando há essa solidez na família, a sociedade se edifica pautada
na paz , haja vista estrutura familiar impede disseminação da violência.
Entende – se que consequentemente a estrutura familiar leva os à igreja e
escola, de modo a preparar de uma forma especial os jovens para um mundo livre
das drogas, da vaidade supérflua e da ostentação frenética, desvairada, consumista.
Para evitarmos um mundo desumano aceitemos a paz que nosso Senhor
Jesus Cristo nos dá de graça, aceitemos para nossa gloria no Deus Pai, Deus
Filho e Deus Espírito.
ANIMAR: Pode - se cantar outro cântico de
paz...
CELEBRAR A FÉ E A VIDA: ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO:
Senhor, fazei de mim um instrumento
da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais: consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois é dando que se
recebe. É perdoando que se é perdoado. E é morrendo que se vive para a vida
eterna. Amém.
AGIR: CATEQUISTA, NESTE
MOMENTO PROPONHA A ENCENAÇÃO DO TEATRO PARA PREPARAREM NO DECORRER DA SEMANA E
COMBINEM A APRESENTAÇÃO. USE O CONCLUIR TAMBÉM PARA ESTA ATIVIDADE...
CONCLUIR:
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