Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de julho de 2021

DINÂMICA PARA COORDENADOR REALIZAR COM SEUS CATEQUISTAS EM ENCONTROS PARA FORMACÃO!

 


DINÂMICA PARA COORDENADOR REALIZAR COM SEUS CATEQUISTAS EM ENCONTROS PARA FORMACÃO!

 

KIT DE UM BOM coordenador de catequese!

Que este kit possa acompanhá – lo sempre!

Vá colocando tudo o que você receber dentro do saquinho, como se fosse sendo colocado em sua vida, como o gestor da pastoral catequética!.

BOMBOM: Para você sentir ao saborear este bombom, como a vida é bela e que devemos cultivá- la. Por isso é preciso que respeitemos e compreendamos o outro nas suas diferenças e erros, dando lhe a oportunidade da correção, de fazer diferente...

LENÇO BRANCO: Para que você possa acionar a bandeira branca para sua turma de catequizandos nos momentos de conflitos, indisciplinas, evitando assim atritos no ambiente de catequese... 

CAIXINHA: Para você guardar tudo de bom construído com sua equipe. Obstáculos transpostos e os aprendizados adquiridos ao longo da caminhada, com seus colegas catequistas, os pais e seus catequizandos...

ESPELHO: Para lembrar-lhe de olhar para dentro de si mesmo e fazer uma análise do seu servir a Deus, da sua formação bíblica, sua postura diante da sua equipe..

FLOR: Para chamar a atenção para a importância de um sorriso e promover um clima de harmonia, sucesso e alegria com sua turma...

SAPATINHO: Para te lembrar que você está de catequista, e isso o faz grande aos olhos de Deus, que você tem uma missão. preze pela humildade, pois não somos melhores que ninguém no olhar do PAI...

VELA: Para que você não se esqueça de colocar a presença de CRISTO em seu ambiente de evangelização, e que o Espírito Santo paire sobre todos e que juntos possam compartilhar desse sentimento...

COTONETE: Que você saiba parar e ouvir o outro, não achar que você está sempre com a razão ou até mesmo que sabe tudo, cultive a humildade, paciência e despoje – se do egoísmo...

CANETA E FOLHA: Recorde se sempre que a organização é indispensável, e que dessa sua atitude, depende o bom andamento da sua missão. Observe  sempre os progressos, as falhas e o que pode ser feito para ser melhorado...

UM BALÃO: Para que não se esqueça que devemos reconhecer o bom desempenho da equipe ou até mesmo do trabalho individual e que elogios fazem bem ao nosso ego, desmitifique, pois, a cultura arraigada de que não se deve elogiar as pessoas, dê vivas sempre que puder e estoure um balão com seus catequizandos.. 

BORRACHA: Para você apagar os momentos desagradáveis nos seus encontros e prezar pela formação espiritual de todos. sempre é tempo para recomeçar...

JUNTE TUDO DE BOM QUE COLHERÁ EM SUA CATEQUESE, E OFERTE A DEUS EM SINAL DE GRATIDÃO E AMOR, PELA DÁDIVA DE SER UM CATEQUISTA TÃO ESPECIAL...

PARABÉNS POR TÃO NOBRE MISSÃO E VAMOS JUNTOS NESSA CAMINHADA.

OBRIGADO POR TER VINDO!


quarta-feira, 14 de julho de 2021

VENCER O INIMIGO, CRÔNICA EM TEMPO DE PANDEMIA...

VENCER O INIMIGO, CRÔNICA EM TEMPO DE PANDEMIA...

Mais uma segunda feira amanheceu silenciosa. O burburinho tímido do domingo inquieto ficou para trás. Da para ouvir o rebuliço dos pássaros a se misturarem em sua variedade de sons alegres, como a dizerem que a manhã é tão somente deles, e saem numa sinfonia entre o coqueiro, a goiabeira, o abacateiro e até mesmo a palmeira.

Mas como um intruso, um cachorro próximo a essa festa singular, insiste em latir como alegoria debandada em quebra do ritmo construído. Porém, ele logo se cala, sente que o silêncio é mais importante.

Nem mesmo o farfalhar das árvores se conjugou para quebrar a quietude que está sendo banhada pelo sol virtuoso.

As crianças certamente ainda dormem, pois a manhã um pouco fria, como um convite a ficar debaixo dos cobertores. Ainda não se escuta seus gritos, risos, grunhidos, já que a escola está solitária à espera deles, nem se sabe quando, então permanecem em casa, para alegria ou desespero dos pais.

As ruas vazias. Onde estão todos? Ao ocaso?

Entrincheirados? Foram sucumbidos?

Nem todos. Muitos foram à luta. A vida continua.

Outros se recolhem ao medo que gera o silêncio, como que se falar desperta o inimigo adormecido, espalha o pavor.

Há muita insegurança?

De quem se aproximar?

Como conviver com o invisível, aquele que não se sabe onde está, que age nas vidas frágeis, que não podem se afastar, no momento em que tudo que se pede é um abraço, mas ganha apenas um aceno, porque agora é proibido sorrir, rir, gargalhar, pois esses verbos também  estão no isolamento.

Pela imprudência, a ignorância de tantos, o inimigo invisível invade sorrateiramente e ataca sem piedade. Alguns saem ilesos, outros pagam com a vida. Ainda não era tempo da vida se esvair.

Estamos mascarados, devemos permanecer assim, deixe apenas os olhos, as mãos falarem, contudo, vença o inimigo oculto.

Quantos silêncios tem ocorrido sem mesmo o tempo de um adeus, uma despedida merecida, um abraço... Não, nada, simplesmente nada...

No entanto, é dessa ausência é que se deve tirar tempo para uma reflexão profunda da nossa essência, refletir sobre esse acontecimento inesperado em nossa era:

A COVID 19. QUE MARCOU TODA UMA GERAÇÃO.

DINÂMICA DE REENCONTRO PARA QUANDO PUDERMOS NOS ABRAÇAR!

 

DINÂMICA DE REENCONTRO PARA QUANDO PUDERMOS NOS ABRAÇAR!

 Somos a geração que mais viu o mundo ser transformado. Os princípios quebrados. A tecnologia mudar os conceitos e o tempo das pessoas. Percorremos um longo caminho nesse tempo da pandemia. Por isso, hoje nos reencontramos uns com os outros depois de um tempo difícil, solitário...

Passamos por um tempo em que o abraço não mais é permitido. Então tivemos que mudar nosso jeito de demonstrar carinho às pessoas:

Hoje estamos desmascarados da mágoa, ressentimento, solidão. Agora e só alegria. Então se cumprimentem com um BELO SORRISO.

Um BEIJO NA FACE do outro é uma forma sincera de cumprimento afetuoso.  Não podemos tocar no outro, pegue o belo sorriso que você deu antes e distribua  BEIJOS para todos... Se puder dar um beijo na face de alguém, melhor ainda...

Esse período em que passamos separados foi tão difícil. Mascarados, às vezes nem reconhecíamos as pessoas. Dessa forma surgiu um novo jeito de nos cumprimentarmos. O toque tem que ser bem breve!

As pessoas tocavam apenas as pontas dos DEDOS DOS PÉS uns nos outros. Fiquei impressionada! isso é bem diferente do que já vi antes. 

Esse foi o cumprimento mais hilário que já vi. As pessoas se viam de frente, porém se cumprimentavam de costas: imaginem! O cumprimento se dava no encontro dos BUMBUNS.

Tínhamos que seguir as regras. Distanciamento social! No entanto, as pessoas insistam em se tocarem, mesmo que por um breve momento: e acontecia! Bárbaro! Os JOELHOS se tocavam rapidamente para se saudarem.

Vi tanta coisa acontecer nesse tempo diferente, que me fez repensar nas minhas atitudes. Uma saudação faz ao bem para quem a recebe. Ainda mais se for uma manifestação  verdadeira de carinho. As pessoas estavam SOPRANDO SAUDAÇÕES DA MÃO para se cumprimentarem. Fantástico isso!

Achei bacana quando me deparei com gesto atrativo para se saudarem. As pessoas BATIAM PALMAS três vezes para demonstrar seu contentamento em ver o outro. Soava em tom de júbilo!

Pensei que tivesse visto de tudo nesse tempo em que as nossas relações físicas foram cortadas. Ledo engano! Vi transeuntes se cumprimentarem pelos COTOVELOS. Isso mesmo, nossos cotovelos tão esquecidos, agora tão bem usados. Fiquei impressionada.

Pensei comigo, como nossos corações tem sofrido sem o contato físico, sem ao menos nos vermos de longe. Tudo muito triste. Mas qual! Eu me surpreendi, quando vi que as pessoas se saudavam com um CORAÇÃO feito com os dedos a mão para alcançar outros corações. Achei lindo, me emocionei.

 Ah, mas o que eu não vi foi o tão sonhado ABRAÇO, o aconchego nos braços das pessoas queridas. Este tem feito tanta falta.

Será que já podemos nos abraçar?

O tempo nos permite isso?

 Se eu não posso te abraçar vamos trocar um olhar carinhoso e esperar para nos dar o prazer desse tão sonhado momento. o do verdadeiro ABRAÇO.

VAMOS CRER QUE DEUS NOS DARÁ ESSA PREMISSAÃO...

Com ou sem abraços, sejam todos bem vindos ao nosso encontro!

 

terça-feira, 13 de julho de 2021

DINÂMICA PARA ENCONTRO DE CATEQUISTAS OU OUTRO GRUPO OU AINDA PASTORAL...

 PARA QUANDO TUDO ISSO PASSAR...

Em primeiro lugar confeccione os objetos a serem usados na dinâmica!

 - Confeccione um saquinho ou sacolinha, pode ser de tecido, tnt ou mesmo aqueles que vem prontos.

- Um saquinho contendo sal, de preferência grosso.

- Uma flor confeccionada de eva ou papel, a critério.

- Uma chave pode ser de eva.

- Um coração, como sugestão cartolina laminada vermelha.

- Providencie pedaços de cactos e pedras.

- Uma vela, se possível as pequeninas são mais criativas.

- Prepare um recipiente com água benta para aspergir os participantes.

OBS: OS OBJETOS DEVEM SER DE ACORDO O NÚMERO DE PARTICIPANTES!

INÍCIO...

JESUS NOS REVELA EM SEU EVANGELHO, QUE HÁ UMSÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS DIFERENTES QUE SÃO: PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO...

 “A graça do Senhor Jesus Cristo, e a caridade de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam todos vossos” (2Cor 13,13)

CATEQUISTAS: BENDITO SEJA DEUS QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO...

ORAÇÃO INICIAL: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém

NESTE MOMENTO, FALE QUE HAVERÁ UMA DINÂMICA PARA INTRODUZIR O ENCONTRO...

Explique que cada um receberá uma sacolinha e dentro dela devera ser colocado tudo o que receberem... 

Prepare uma equipe de cânticos... 

ENTREGAR AS SACOLINHAS VAZIAS PARA CADA PARTICIPANTE ENQUANTO TODOS CANTAM:

Se tu nos amas Então nos chamas  Amar é partilhar

Quem ama chama Quer atenção

Todo amor termina em vocação

 Eu sei que fui chamado e sou chamado

 Vocacionado pra fazer a paz

 O que eu preciso é aprender bem mais 

 Sobre o jeito de fazer a paz ref.

“Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber, alguns acolheram anjos.”
Hebreus 13,2

Neste momento, acolha os participantes do encontro com carinho, a seu modo. Leia e reflita o versículo bíblico...

ENTREGA DAS PEDRAS E CACTOS ENQUANTO TODOS CANTAM...

1- Perdão Senhor, tantos erros cometi. 

Perdão Senhor tantas vezes me omiti.

Perdão Senhor pelos males que causei,

Pelas coisas que falei, pelo irmão que eu julguei.(2x)    

Piedade Senhor, tem piedade, senhor,

Meu pecado vem lavar com seu amor

Piedade Senhor, tem piedade, senhor, 

E liberta a minha alma para o amor

Neste espaço, convide a todos para fazerem uma reflexão acerca do pecado e crie um clima propício ao perdão... 

“Esconde o rosto dos meus pecados
e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim um coração puro, ó Deus,
e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença
nem tires de mim o teu Santo Espírito.”
Salmos 51,9-11

SUGESTÃODE REFLEXÃO: É sempre tempo para pedirmos perdão a Deus por nossas falhas, atitudes errôneas. Não devemos deixar que o pecado seja nossa companhia, é pois necessário refletirmos sobre o que fazemos e não é do agrado do PAI. A  nossa falta de compromisso com as coisas do alto, a falta do nosso olhar demorado em nossos irmãos oprimidos pela sociedade...

Convide todos para fazerem um momento de introspecção profunda...

ENTREGA O SAQUINHO CONTENDO O SAL ENQUANTO TODOS CANTAM:

Vós sois o sal da terra
Vós sois a luz do mundo
Ninguém mais quer o sal quando ele perde o sabor
Ninguém acende a luz para escondê-la logo após

O sal e a luz sou eu, eu sou do povo do Senhor
O sal e a luz sou eu, eu sou do povo do Senhor

Neste instante, convide – os para refletirem sobre ser sala terra e luz do mundo...

"Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.

Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.”

Mateus 5, 13-14

SUGESTÃO DE REFLEXÃO: Sois vós sal da terra para alegria do Senhor, pois sendo sal, estarás contribuindo para uma humanidade melhor, com menos sofrimento, mais feliz e cheia da presença de Cristo...

Sejas tu luz para iluminares a tua e a caminhada do outro. Sedes luz para alcançares a salvação e derrotares o mal que assola a humanidade. Sendo luz caminharás nas pegadas de Jesus. Entrega  - te aos propósitos do Senhor com serenidade e confiança e a tua luz sempre serás resplandecente...

ENTREGAR AS FLORES ENQUANTO TODOS CANTAM:

Fica sempre, um pouco de perfume
nas mãos que oferecem rosas
nas mãos que sabem ser generosas

Dar do pouco que se tem
ao que tem menos ainda
enriquece o doador,
faz sua alma ainda mais linda

Agora faça uma reflexão em como ser flor para Deus, em como enfeitar sua própria vida e do outro...

“Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus.”
Salmos 92,13

SUGESTÃO DE REFLEXÃO: As flores representam a vida, a pureza, a alegria, o amor.

A cada dia coloque flores em sua vida e na do seu irmão e então terás um encontro perfeito com Deu, que se culminará em ser feliz.                                     

As flores transmitem paz, harmonia...

Encontre tudo isso em CRISTO JESUS...

ENTREGAR OS CORAÇÕES ENQUANTO TODOS CANTAM:

Um coração para amar, pra perdoar e sentir
Para chorar e sorrir, ao me criar tu me destes
Um coração pra sonhar, inquieto e sempre a bater
Ansioso por entender as coisas que tu disseste

Eis o que eu venho te dar
Eis o que eu ponho no altar
Toma, Senhor, que ele é teu
Meu coração não é meu

Proponha – se a refletir sobre o que trazemos em nossos corações e como deve ser o coração de cada um para Deus...

“Que ele fortaleça o coração de vocês para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.”
1 Tessalonicenses 3,13

SUGESTÃO DE REFLEXÃO: Deste – me Senhor, um coração sublime, com capacidade para amar e perdoar, deste a Sua vida pela minha.                                                                          
Quero que a minha existência a Ti pertença, seja propriedade Vossa, amém...                          Quero um coração terno e simples para amar e acolher o amor de Jesus e levá – lo ao meu irmão...  Neste momento entregue seu coração a Cristo e que Ele nos transforme pela esperança, pela fé e pelo amor...

ENTREGAR A CHAVE ENQUANTO TODOS CANTAM:

Qual é a chave? Qual é o segredo?
Que abre as portas do teu coração? (2x)

Porque não falar se Ele quer te ouvir
Porque se esconder se Ele está aqui
Porque não aceitar se Ele quer te dar
Porque insistir em resistir

E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”
Mateus 16,19

SUGESTÃO DE REFLEXÃO: Qual é a chave que abrirá nossos corações?

Olhe dentro de si e encontrarás a resposta!

É a mais bela de todas as chaves, a mágica que tem o poder de nos transformar em pessoas melhores, humildes, ternas, serenas e repletas da sabedoria que vem de Deus.

Só existe uma única chave, que transcende sob nós, a luz da vida: JESUS CRISTO!

ENTREGAR AS SEMENTES ENQUANTO TODOS CANTAM:

Maria de Nazaré, Maria me cativou
Fez mais forte a minha fé
E por filho me adotou

Às vezes eu paro e fico a pensar
E sem perceber, me vejo a rezar
E meu coração se põe a cantar
Pra Virgem de Nazaré

Fale da importância em se ter fé, crer no amor de Deus...

“Ele respondeu: "Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: 'Vá daqui para lá', e ele irá. Nada será impossível para vocês.”
Mateus 17,20

SUGESTÃO DE REFLEXÃO: Plante boas sementes para que elas germinem e deem bons frutos.

Plante as sementes do amor, da humildade, da benevolência. Semeie – as em terras férteis, isto é, no coração onde Jesus está plantado, pois assim Ele será levado por todo lugar, em qualquer tempo, a qualquer irmão. Semeemos  com alegria a mais promissora semente: JESUS CRISTO...

Alimente a sua fé pelo seio da virgem Maria que se fez serviço a Deus. Que a imitemos em sua entrega e fidelidade ao projeto do Pai

ENTREGAR AS VELAS ENQUANTO TODOS CANTAM:

Vem, vem, vem, Espírito Santo
Transforma a minha vida, quero renascer
Vem, vem, vem, Espírito Santo
Transforma a minha vida, quero renascer

Quero abandonar-me em seu amor
Encharcar-me em seus rios, Senhor
Derrubar as barreiras do meu coração

Este e o momento mais oportuno para tocar os corações dos participantes. Não reflita, e sim, invoque o Espírito Santo...

PARA CLAMAREM AO SOM MUSICAL: Quero ser profundamente tocado por vosso espírito ó Pai, clamo pela vossa presença em mim. E no silêncio do meu coração vou agradecendo - Te, dando graças, rendendo louvores e caminhando em direção à salvação que vem de Vós...

Vem Espírito Santo me iluminar, acenda em mim a chama da verdade, da esperança, do perdão, da alegria, do serviço ao reino de Deus, da minha vocação...

E vamos clamando...Luz Divina...que possamos ser sal da terra e luz do mundo, que a nossa luz ilumine outros corações...outros caminhos...outras vidas...com a Tua luz Senhor.

E agora peça que retirem desta sacola chamada vida tudo o que incomoda, o que é ruim e faz mal.

Deixe um cesto em um espaço para que joguem dentro.

No caso, as pedras e os cactos.

DAR O ABRAÇO DA PAZ ENQUANTO TODOS CANTAM:

Quero te dar a paz do meu Senhor com muito amor!
Quero te dar a paz do meu Senhor com muito amor!

1.Na flor vejo manifestar o poder da criação,
Nos teus lábios eu vejo estar o sorriso de um irmão
Toda vez que te abraço e aperto a tua mão,
Sinto forte o poder do Amor dentro do meu coração!

“O Senhor te abençoe e te guarde;
o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.”

Números 6,24 - 26

Depois de todos esses aspectos da dinâmica chegou o momento final em que todos se confraternizam e se desejam as boas vindas...

OBS: organizadores, percebam que através dessa dinâmica: acolheu, rezou, ouviu e refletiu a palavra, deu – se as boas vindas uns aos outros, portanto, contribui para um encontro produtivo e eficaz...

ATIVIDADE CRIADA POR LUIZA MASTROCOLLO